google.com, pub-4899324151308485, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moraes nega pedido de Bolsonaro para comparecer à posse de Trump

Moraes nega pedido de Bolsonaro para comparecer à posse de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou nesta quinta-feira (16) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para recuperar o passaporte e viajar para os Estados Unidos. Bolsonaro queria participar da posse de Donald Trump, que acontece na próxima segunda-feira (20) no Capitólio, em Washington.

O passaporte do ex-presidente está apreendido devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe no final de 2022. Ele havia feito o pedido na sexta-feira passada (10), mas Moraes rejeitou a solicitação, apontando atitudes e declarações de Bolsonaro que poderiam sugerir fuga do Brasil.

Na decisão, Moraes destacou que Bolsonaro, em diversas ocasiões, defendeu publicamente a fuga de condenados pelos atos do 8 de janeiro. Um exemplo citado foi uma publicação no X (antigo Twitter), em que o ex-presidente agradeceu ao líder argentino Javier Milei por abrigar pessoas condenadas no Brasil, referindo-se ao Supremo como uma “ditadura do Judiciário”.

O ministro também mencionou declarações do próprio Bolsonaro em entrevistas, nas quais ele admitiu a possibilidade de pedir refúgio em alguma embaixada, caso fosse decretada sua prisão no inquérito sobre a tentativa de golpe.
 

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual | Diário do Vale