Donald Trump deve voltar à Casa Branca como presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da Associated Press (AP) na madrugada desta quarta-feira (6), às 4h25, horário de Brasília. Aos 78 anos, o ex-presidente teria vencido a disputa contra Kamala Harris, do Partido Democrata, ao garantir a maioria dos votos do Colégio Eleitoral.
Nos Estados Unidos, o processo eleitoral é um pouco diferente: em vez de vencer pelo maior número de votos de pessoas, o candidato precisa conquistar a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, um grupo de representantes de cada estado. Para ser eleito, é necessário obter pelo menos 270 votos desses delegados. Cada estado tem um número específico de delegados, baseado em sua população, e o vencedor em cada estado leva todos os votos de delegados daquele local.
Trump já conquistou 267 delegados e, com isso, está prestes a ultrapassar o mínimo necessário para vencer. Entre suas principais promessas estão a redução de impostos para empresas, aumento de tarifas sobre produtos importados, fortalecimento da segurança pública, maior controle nas fronteiras, deportação de imigrantes ilegais e medidas contra ideologias que, segundo ele, influenciam a educação.
Se confirmada, essa será a segunda vez que Trump ocupa a presidência, marcando seu retorno após quatro anos afastado do governo.
0 Comentários